A técnica é útil para: a. Obter informações do grupo sobre seus interesses, problemas, etc. b. Levantar dados e sugestões dos participantes para aproveitamento no planejamento de atividades, programas, diretrizes. c. Criar um clima de receptividade que facilite o aprendizado. d. Maior participação operativa e efetiva de todos os membros do grupo.
Use a técnica quando: a. For necessário reunirmos rapidamente as idéias, sugestões ou opiniões de um grupo. b. Desejarmos obter ou verificar se existe consenso. c. Desejarmos verificar cada membro com o grupo. d. Desejarmos estimular a discussão e o raciocínio. e. A natureza do assunto exigir sua discussão em grupos pequenos. f. As condições físicas do ambiente permitirem o deslocamento de cadeiras e sua arrumação em círculos.
- O diretor (um aluno ou o docente) formulará a pergunta ou o tema que será discutido e convidará ao resto dos alunos para que formem os grupos de seis pessoas.
- Cada grupo nomeará um coordenador e um secretário.
- Feito isso, o diretor controlará o tempo de seis minutos de duração de cada seção grupal. Quando restar um minuto notificará a cada grupo para que façam o resumo.
- O coordenador de cada equipe controlará igualmente o tempo e permitirá que cada integrante manifeste seu ponto de vista durante um minuto, em quanto isso o secretário tomará nota das conclusões.
- Ao finalizar o tempo de discussão dos grupos, o diretor solicitará aos secretários a leitura das conclusões obtidas em cada equipe e as escreverá no quadro negro.
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